You are currently viewing Diretora executiva do CIS-AMUREL, Francismari Rossi Lessa, marca presença em evento que lança Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Intermunicipais de Saúde

• Post author:
  • Post category:Sem categoria

Nesta terça-feira (25), às 9h30, foi lançada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) a Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, uma proposta do deputado Marcos Vieira (PSDB). Francismari Rossi Lessa, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMUREL (CIS-AMUREL), participou do evento representando os 19 municípios consorciados.

Os Consórcios de Saúde, que atendem a 98% dos municípios catarinenses, têm enfrentado dificuldades financeiras devido à falta de repasses do governo estadual para consultas médicas. Os municípios têm arcado com esses custos, gerando um grande impacto em suas finanças. A dívida do governo estadual com os consórcios é estimada em R$ 125 milhões.

Em 2020, os consórcios receberam R$ 20 milhões provenientes de emendas parlamentares, e para 2023, estão previstos mais R$ 30 milhões no Orçamento do Estado. No entanto, até o momento, os repasses prometidos ainda não foram efetivados.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Intermunicipais de Saúde tem como objetivo resolver a questão dos repasses e garantir a participação efetiva do governo estadual nos consórcios, buscando regularizar os ressarcimentos e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população catarinense.

Francismari Rossi Lessa, como diretora executiva do CIS-AMUREL, participou do evento para defender os interesses dos municípios consorciados e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos consórcios intermunicipais de saúde.